Avançar para o conteúdo
Início » 3 Melhores Treinos para Hipertrofia

3 Melhores Treinos para Hipertrofia

São várias as formas possíveis para nos exercitarmos. No entanto, dependendo do objetivo, alguns tipos de treino trazem maiores benefícios e resultados mais rápidos. É o caso de quem procura aumentar a massa muscular. Aqui trazemos-lhe os 3 melhores treinos para hipertrofia, para que possa testar e ver os resultados.

Na última década, principalmente, surgiram várias modalidades de treinos e atividades físicas, sendo que cada uma delas tem um objetivo distinto. Enquanto algumas é para aumentar a massa muscular, outras é para aumentar a força, outras a resistência, outras apenas para melhorar o sistema cardiovascular ou emagrecer

Nesse sentido, é importante dizer que não existe um treino melhor do que outro. Antes, devemos dizer que, para cada objetivo, devemos adaptar o treino para melhores resultados.

Se está à procura de aumentar a massa muscular, aqui trazemos-lhe três dos melhores treinos para hipertrofia.

Qual o melhor treino para hipertrofia?

Se procura hipertrofia, o melhor treino é, com toda a certeza, a musculação. Durante um treino de musculação, as fibras musculares são “lesionadas”, fazendo com que o músculo se regenere, aumentando.

Estas lesões, ou microlesões, induzem uma resposta inflamatória no tecido muscular, fazendo com que as células do sistema imunológico sejam ativadas, iniciando-se, aqui, a reparação e a regeneração das fibras musculares.

Ao mesmo tempo, o organismo aumenta a produção de proteínas contráteis e estruturais nas fibras musculares que apresentam essas microlesões. A síntese de proteínas musculares é, precisamente, o que causará o crescimento muscular. Por isso é tão importante uma ingestão adequada de proteínas, principalmente depois do treino.

Para conseguir ter resultados visíveis com o treino de musculação, é fundamental:

  • Aumentar a carga de forma gradual, para que os músculos se sintam “desafiados” e, consequentemente, promova o seu crescimento
  • Realizar um número de séries e repetições adequado para a hipertrofia (geralmente, aconselha-se entre 3 e 5 séries de 8 a 12 repetições)
  • Treinar com constância, dedicando um treino para cada grupo muscular duas vezes por semana
  • Incluir exercícios compostos, como é o caso do levantamento terra, agachamento, ou supino, por exemplo
  • Priorizar o descanso, permitindo uma recuperação completa dos músculos entre os treinos e séries
  • Ter uma dieta saudável e equilibrada, rica em proteínas

Como montar um plano de treino para hipertrofia?

homem coloca peso em barra

Para montar um plano de treino para hipertrofia eficaz, devemos ter em conta fatores como o objetivo, o condicionamento físico, a disponibilidade de tempo e as preferências pessoais. O ideal é procurar um profissional de educação física que faça uma avaliação inicial e desenhe um plano de treino individualizado.

No entanto, se não tem possibilidade de procurar um profissional especializado, para montar o seu próprio plano de treino para hipertrofia deve:

  1. Procurar um médico para avaliar o seu condicionamento físico e perceber se tem alguma lesão ou restrição para treinar
  2. Incluir exercícios compostos (que exercitam vários grupos musculares ao mesmo tempo) e isolados (que exercitam apenas um grupo muscular)
  3. Variar os exercícios de 2 em 2 meses, evitando que o corpo se adapte aos exercícios e ao treino
  4. Dividir o treino por grupos musculares (por exemplo: dia 1 – treino de pernas, dia 2 – treino de costas e bíceps, dia 3 – treino de peito e tríceps)
  5. Fazer entre 3 e 5 séries de 8 a 12 repetições para cada exercício, com 1 a 2 minutos de descanso
  6. Utilizar uma carga que leve à fadiga muscular, mas que lhe permita executar uma técnica perfeita durante todas as repetições e todas as séries
  7. Aumentar a carga de forma progressiva
  8. Descansar, pelo menos, 48 horas, para cada grupo muscular

Que grupos musculares treinar juntos?

Existem várias formas possíveis de agrupar grupos musculares no mesmo treino. A divisão escolhida depende, mais uma vez, do seu objetivo, assim como do seu condicionamento físico.

Upper/Lower

Uma das divisões mais usadas por iniciantes na musculação é entre superiores e inferiores. Assim, divide-se o plano em dois tipos de treino: upper (peito, ombros, costas, bíceps e tríceps) e lower (coxa, gémeos, glúteos, quadríceps e isquiotibiais).

Esta divisão é excelente para quem só consegue treinar três vezes por semana, uma vez que permite estimular o mesmo grupo muscular a cada 5 dias.

Também é uma divisão interessante para mulheres que querem focar mais no treino de inferiores e não tanto nos músculos superiores.

No entanto, esta divisão não é tão focada na hipertrofia, mas sim no ganho de força. Também é mais adequado para pessoas ectomorfas.

Push/Pull/Leg

Neste plano dividem-se os exercícios em categorias musculares de “empurrar” (peito, ombros e tríceps) e “puxar” (costas, bíceps). Aqui, o treino de pernas é feito à parte. Desta forma, temos o dia 1 para “push”, o dia 2 para “pull” e o dia 3 para pernas.

É uma divisão interessante para a hipertrofia, tanto para homens, como para mulheres, uma vez que permite treinar cada grupo muscular duas vezes por semana.

Anteriores/Posteriores

Apesar de não ser adotada por muitos praticantes de musculação, dividir os treinos entre músculos posteriores e anteriores é, igualmente, uma possibilidade. Assim, um dia é dedicado a treinar os grupos musculares da parte da frente do corpo (peitoral, bíceps, ombro, abdómen e coxa) e outro dia para treinar os grupos musculares da parte de trás do corpo (costas, lombar, tríceps, glúteos, isquiotibiais e gémeos).

Esta é uma divisão muito interessante para praticantes de musculação iniciantes e intermediários, cujo objetivo é aprender a contrair os músculos de forma isolada.

ABC

O treino ABC é um dos mais usados, não só pela sua versatilidade, mas também por apresentar excelentes resultados para a hipertrofia para todos os biótipos (endomorfos, mesomorfos e ectomorfos), pois oferece um estímulo constante aos músculos.

A divisão dos grupos musculares pode variar bastante e depende sempre dos seus objetivos. Pode ter, por exemplo:

  • Treino A – Tríceps e ombros; Treino B – Costas e bíceps; Treino C – Inferiores
  • Treino A – Costas, ombros e bíceps; Treino B – Coxa, lombar e glúteos; Treino C – Abdómen, peito e tríceps

A vantagem deste tipo de treino é que promove a hipertrofia, mas também a força e a resistência muscular.

Planos de Treinos para Hipertrofia

homem faz treino hipertrofia com barra livre

‌Como vimos anteriormente, existem vários treinos que levam à hipertrofia, devendo ajustar sempre aos seus objetivos, disponibilidade de tempo e condicionamento físico.

Para o ajudarmos, deixamos aqui três planos de treino para hipertrofia para ter como exemplo e adaptar às suas necessidades.

Plano de Treino Push/Pull/Leg

Dia 1 – Push
ExercícioSériesRepetições
Supino48 – 12
Desenvolvimento militar48 – 12
Tríceps (exercício à sua escolha)310 – 15
Dia 2 – Pull
Barra fixa48 – 12
Remada48 – 12
Bíceps (exercício à sua escolha)310 – 15
Dia 3 – Pernas
Agachamento livre48 – 12
Leg extension / Cadeira extensora310 – 15
Leg press48 – 12
Stiff310 – 15
Leg curl / Mesa flexora312 – 15
Gémeos em pé412 – 20
Dia 4 – Descanso ou cardio leve
Dia 5 – Push
Supino inclinado48 – 12
Desenvolvimento com halteres48 – 12
Tríceps (exercício à sua escolha)310 – 15
Dia 6 – Pull
Pulldown48 – 12
Remada curvada com barra48 – 12
Bíceps (exercício à sua escolha)310 – 15
Dia 7 – Treino de pernas

Plano de treino Upper/Lower

Dia 1 – Upper
ExercícioSériesRepetições
Supino48 – 12
Desenvolvimento militar48 – 12
Pull-up ou pulldown38 – 12
Tríceps (exercício à sua escolha)310 – 15
Dia 2 – Lower
Agachamento livre48 – 12
Levantamento terra48 – 12
Afundo ou Leg press310 – 15
Abdominais crunch315 – 20
Dia 3 – Descanso ou cardio leve
Dia 4 – Upper
Supino inclinado48 – 12
Desenvolvimento com halteres48 – 12
Barra fixa pronada com pegada supinada38 – 12
Tríceps (exercício à sua escolha)310 – 15
Dia 5 – Lower
Agachamento frontal48 – 12
Puxada de quadríceps ou Hack squat48 – 12
Leg extension / Cadeira extensora310 – 15
Abdominais crunch315 – 20

Plano de treino ABC

Dia 1 – Superiores
ExercícioSériesRepetições
Supino48 – 12
Desenvolvimento com halteres48 – 12
Barra fixa ou pulldown38 – 12
Rosca direta310 – 15
Tríceps corda310 – 15
Dia 2 – Inferiores
Agachamento livre48 – 12
Levantamento terra48 – 12
Leg extension / Cadeira extensora310 – 15
Leg press312 – 15
Abdominal crunch315 – 20
Dia 3 – Superiores
Supino inclinado48 – 12
Desenvolvimento militar com barra48 – 12
Remada curvada com barra38 – 12
Rosca Scott310 – 15
Tríceps francês / Tríceps testa310 – 15

Conclusão

São muitas as opções de treinos para hipertrofia, sendo que deve optar por aquele em que se sente mais motivado e adaptado. O ideal é ter sempre um acompanhamento por parte de um profissional de educação física, realizando avaliações do seu condicionamento e evolução de forma periódica.

Caso não tenha oportunidade de ter este tipo de acompanhamento, lembre-se de realizar exames médicos com regularidade, auferindo se está apto a realizar os exercícios. A par dos melhores treinos para hipertrofia, não se esqueça de manter uma alimentação saudável, equilibrada e rica em proteínas.