A alimentação é essencial para quem quer aumentar a massa magra. Incluir refeições ricas em proteínas, gorduras e carboidratos é essencial. No entanto, as frutas também podem desempenhar um papel muito importante na hipertrofia. Por essa mesma razão, aqui trazemos-lhe algumas frutas para ganhar massa muscular.
Quando o assunto é crescimento muscular, a maioria das pessoas pensa apenas num bom treino de força, levando o próprio corpo ao limite. Contudo, esquecem-se de que é preciso dar ao corpo os nutrientes que ele precisa para conseguir desenvolver massa muscular.
De facto, é aqui que muitas pessoas falham, principalmente aquelas que já tiveram, ou têm, peso a mais. Eliminar os hidratos de carbono da alimentação diária é um erro gigantesco, até porque eles são fundamentais para nos fornecerem a energia que precisamos para o nosso treino de força.
Da mesma forma que as proteínas e os carboidratos são fundamentais para o crescimento muscular, a gordura desempenha também um papel importante (sendo esta também uma excelente fonte de energia).
Na verdade, todos os alimentos são essenciais para a nossa vida e para a nossa saúde. Ter uma alimentação equilibrada e saudável é um passo gigante para termos uma vida plena. O mesmo podemos dizer para o crescimento dos músculos. Peixe, carne, ovos, arroz, feijão, lentilhas, espinafres, brócolos, laranjas, bananas e maçãs, por exemplo, fazem parte de um cardápio ideal para aqueles que estão em processo de hipertrofia.
Como a maioria das pessoas não faz ideia de como as frutas são importantes nesse processo, este é um artigo inteiramente dedicado a elas.
As melhores Frutas para ganhar Massa Muscular
As frutas são alimentos muito ricos em fibras, vitaminais e sais minerais, os quais são indispensáveis para quem quer aumentar a massa magra. A banana, mamão, abacate e abacaxi são algumas das que mais ajudam no processo de hipertrofia, mas existem muitas outras que nos podem ajudar imenso no ganho de massa magra.
As frutas contêm vitaminas e minerais muito importantes para conseguirmos ter um bom desempenho nos treinos, mas também para conseguirmos ter uma boa recuperação muscular. O magnésio e as vitaminas do complexo B são elementos-chave e as frutas que mencionamos acima são excelentes fontes.
A fruta também é muito rica em antioxidantes, os quais são responsáveis por uma boa recuperação muscular. Assim, se queremos que o nosso treino de força tenha bons resultados, adicionar fruta à alimentação diária é fundamental.
Uma das vitaminas presentes na fruta que são mais importantes para a hipertrofia é a vitamina E. Esta é responsável por melhorar a força e a resistência e, por isso, é excelente incluirmos frutas ricas nesta vitamina para termos um melhor rendimento durante o treino.
Outras Frutas para ajudar na Hipertrofia
Além das frutas mencionadas acima, existem outras frutas para ganhar massa muscular interessantes para incluir na nossa dieta diária. Vejamos!
- Frutos vermelhos – Morangos, framboesas, amoras e mirtilos são ótimas opções para comer depois do treino. São muito ricas em antioxidantes (ajudam a combater os radicais livres, auxiliam na desinflamação dos tecidos e melhoram bastante na recuperação pós-treino) e com a vantagem de não ter muitas calorias.
- Frutas cítricas e de cor laranja – Permita-se incluir nas refeições pré-treino frutas como a laranja, limão, pêssego e acerola, por exemplo. Elas são muito ricas em vitaminas C, A e E, além de conterem muitos antioxidantes. Estes ajudam a proteger o nosso corpo dos radicais livres e do stress oxidativo produzido durante o treino de força, além de ajudar a preservar os músculos.
- Maçã – A maçã é muito rica em quercetina (anti-inflamatória), além de ser uma excelente fonte de fibras solúveis. Por isso, esta fruta é ideal para comer antes de fazermos treinos mais leves e para incluir nos nossos lanches entre as refeições principais.
- Coco – Se procura um bom lanche pré-treino, o coco deve estar incluído. É muito rico em fósforo, potássio e manganês, sendo uma excelente fonte de energia e um acelerador natural do nosso metabolismo.
- Uvas – As uvas são as frutas para ganhar massa muscular perfeitas, pois são ideias para comer antes, durante e depois dos treinos de força. São muito ricas em flavonoides e antioxidantes, além de serem uma fruta com baixo índice glicémico.
Veja também:
Quando comer Frutas para ganhar Massa Muscular?
Incluir frutas na sua alimentação diária é uma questão, acima de tudo, de saúde. No entanto, se quer usar as frutas para ganhar massa muscular, deve incluí-las em alguns horários estratégicos para potenciar os seus efeitos.
O ideal é consumir as frutas entre as refeições principais, ou então depois das refeições principais, como uma sobremesa.
Outro momento perfeito para consumir frutas para ganhar massa muscular é no lanche pós-treino. Depois de um treino de força, os nossos músculos precisam recuperar das microlesões sofridas. Nesse sentido, ingerir frutas e proteínas logo após o treino pode dar uma ajuda preciosa para a recuperação muscular.
Frutas muito ricas em água, como o caso do mamão e da melancia, são mais indicadas para comer antes do treino, mas sempre acompanhadas de carboidratos e proteínas.
Inclua frutas para ganhar massa muscular na sua alimentação diária e verá que o seu corpo vai responder muito melhor aos treinos de força. A sua saúde agradece, e os seus músculos também!